369

LABORATÓRIO DE CIDADANIA – metodologias criativas e ativas para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento turma 1

Apresentação

Esta ação de curta duração surgiu da iniciativa do Plano Nacional das Artes, em parceria com o Museu Celeiro da História, o AE de Vila do Bispo e o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. A ação confere uma certificação de 6 horas na Dimensão Científica e Pedagógica da docência, sendo necessário cumprir 100% de assiduidade para a obtenção do certificado. A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento convoca metodologias que promovam a participação ativa, a reflexão crítica, a experiência vivida e a construção coletiva de sentido. No entanto, continua a ser frequentemente abordada através de estratégias excessivamente discursivas, abstratas ou descontextualizadas. O Plano Nacional das Artes (PNA), enquanto política pública interministerial, defende que as artes, a cultura e os patrimónios são ferramentas fundamentais para a transformação social, para o desenvolvimento de uma cidadania ativa, crítica, sensível e inclusiva. Esta ação de curta duração pretende apoiar os professores na experimentação de novas abordagens pedagógicas para o ensino da cidadania, colocando o corpo, a criatividade, a imaginação, a arte e a cultura no centro do processo educativo. Ao longo de duas sessões complementares — uma em contexto escolar e outra em espaço museológico — os participantes são convidados a viver metodologias, a sentir antes de conceptualizar, e a construir ferramentas transferíveis para a sala de aula, em alinhamento com as Aprendizagens Essenciais de Cidadania e Desenvolvimento e com a missão e filosofia do PNA.

Destinatários

Professores de todos os ciclos de ensino, a lecionar a componente de Cidadania e Desenvolvimento

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Experimentar metodologias criativas e ativas para o ensino da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento; • Explorar o corpo como ferramenta de aprendizagem, reflexão e relação; • Reconhecer a arte e a cultura como territórios educativos e pedagógicos; • Desenvolver estratégias que promovam o sentir, o fazer e o pensar crítico; • Ampliar o papel dos espaços culturais (museu) como contextos de aprendizagem; • Construir propostas pedagógicas transferíveis para a prática docente; • Reforçar a articulação entre educação, cultura e cidadania.

Conteúdos

• O corpo como lugar de experiência, relação e aprendizagem; • A cidadania sentida: emoções, empatia, escuta e presença; • Arte e cultura como dispositivos pedagógicos; • Metodologias ativas baseadas na experimentação e na criação; • O museu e o território como espaços de cidadania; • Construção de propostas pedagógicas a partir da experiência vivida; • Criatividade, imaginação e pensamento divergente no ensino da cidadania. BIBLIOGRAFIA: ACASO, M. & MEGIAS, C. (2017). “Art Thinking”. Paidós Educacion. MARTINS, I. & MATOSO, M. (2021). “Como ver coisas invisíveis”. Planeta Tangerina. PEREC, J. (2003). “Especies de espácios”. Montesinos. PIRES, A. et al (2017). “10x10: Ensaios entre Arte e Educação”. Fundação Calouste Gulbenkian. SMITH, K. (2017). “Como ser um explorador do mundo”. Planeta Editora.

Metodologias

A ação assume uma metodologia eminentemente prática e experiencial, baseada em propostas de exploração, criação e reflexão, recorrendo a diferentes linguagens artísticas e expressivas. As sessões privilegiam: • Movimento • Dinâmicas de criação individual e coletiva • Exploração do espaço (escola e museu) como território educativo • Momentos de partilha, escuta e reflexão • Integração gradual dos referenciais teóricos a partir da experiência

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos. Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Observações

FORMADORAS NÁDIA TORRES Nádia Torres é Licenciada em PINTURAS (Escola Superior de Belas Artes, 1987), obteve o Mestrado em DESENHO (Faculdade de Belas Artes, 2005) e concluiu o Curso de Ourivesaria (Centro de Arte e Comunicação Visual, 1982). Para além de desenvolver a função de docente de Artes Visuais, é coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes desde o seu início e tem sido formadora na área da Educação Ambiental pela Arte. É autora do livro “Aromas e Sabores” edição escola C+S de Mértola, e Câmara Municipal de Mértola, 1997; foi também autora do livro “Guardiães da água do Sul” projeto integrado no PREAA, edição da Escola EB 2,3 E/S de S. Sebastião de Mértola, Março de 2007. Foi “Coordenadora do projeto ilustração de contos e lendas tradicionais do Concelho de Mértola”, Contos ilustrados”, edição conjunta da Câmara Municipal de Mértola, em junho de 2011. Participou em inúmeras exposições individuais e coletivas de ourivesaria, pintura, escultura e desenho, fez ilustrações para livros, cartazes, revistas. INÊS FÉRIN Inês Férin é Licenciada em Ciências do Desporto, Faculdade de Motricidade Humana (1999), concluiu o Curso de Formação Especializada (Pós-Graduação) em “Ensino Especial – Domínios Cognitivo e Motor” (2014), Instituto Superior D. Afonso III, Loulé e o Curso de Pós-graduação “Desporto no Turismo”, Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação (2004). Enquanto professora de Educação Física, compreendeu, desde logo, o corpo como território expressivo, relacional e criador, desenvolvendo práticas educativas que cruzam arte, cultura e comunidade. Lecionou no ensino superior e foi formadora no Programa de Educação Estética e Artística, na área da dança. Dirigiu processos de criação artística em contexto escolar e comunitário, explorando a arte como prática de inclusão e transformação. É atualmente Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, afirmando a escola como território aberto em diálogo permanente.

Formador

Nádia Ferreira Torres

Inês Amaral Férin

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2026 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 18-03-2026 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 11-03-2026
Fim: 18-03-2026
Acreditação: ACD23/25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: EB 2,3 de São Vicente de Vila do Bispo e Museu de Vila do Bispo - Celeiro da História

INSCREVER-ME