352

LED - Laboratórios de Educação Digital: Exploração Pedagógica e Boas Práticas turma 1

Apresentação

Esta ação de curta duração é certificada com 6 horas na Dimensão Científica e Pedagógica da Docência, sendo determinante cumprir 100% de assiduidade nas duas sessões para a obtenção do certificado. A formação insere-se num ciclo de workshops LED e visa responder a necessidades específicas de formação de professores no âmbito da integração de tecnologias digitais na prática pedagógica. A sua implementação está alinhada com os desafios impostos pela transformação digital na educação, que requer a preparação de professores para utilizarem eficazmente ferramentas digitais, metodologias inovadoras e recursos tecnológicos de forma a enriquecer as experiências de ensino e aprendizagem. Potenciar a utilização dos Laboratórios de Educação Digital (LED) através de uma visão estratégica da sua gestão e da utilização dos seus equipamentos, contribuirá para a majoração do seu potencial pedagógico e didático, enquanto se apoiam as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e aprendizagem. Dada a especificidade dos recursos e equipamentos dos diferentes LED, é fundamental desenvolver uma ação formativa que contemple as particularidades de cada laboratório.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Capacitar os professores para a utilização eficaz dos recursos disponibilizados pelos Laboratórios de Educação Digital (LED) no contexto educativo. - Promover a integração de tecnologias digitais em práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadoras. - Fomentar a partilha de boas práticas no uso de ferramentas digitais para potenciar a aprendizagem dos alunos.

Conteúdos

1. Introdução aos LED (1h) • Enquadramento do programa LED nas escolas: objetivos e impacto. • Apresentação dos equipamentos e softwares disponíveis. 2. Exploração prática dos recursos digitais (3h) • Exploração e criação de programas Simples em Python outros recursos. • Programação de dispositivos (Hub, ROVER e Sensores). 3. Planeamento e implementação pedagógica (1h) • Estratégias para integrar as tecnologias dos LED em diferentes disciplinas e níveis de ensino. • Exemplos de atividades didáticas inovadoras (cenários de aprendizagem). 4. Partilha de boas práticas e reflexão final (1h) • Discussão sobre os desafios e oportunidades no uso dos LED. • Reflexão coletiva e sugestões para o futuro. BIBLIOGRAFIA European Commission (2022). Digital Education Action Plan 2021-2027: Resetting Education and Training for the Digital Age. Ministério da Educação (2022). Orientações para os Laboratórios de Educação Digital. OECD (2023). Education in the Digital Age: Best Practices and Policies. UNESCO (2023). Harnessing Digital Technologies in Education: Guidelines for Effective Use. LINKS: https://led.dge.medu.pt/ https://youtu.be/8HzSBF3YzX0?si=IPH4iL6N5IdF_J0L

Metodologias

1. Estratégia Baseada na Contextualização e Exploração Reflexiva: A componente teórica será desenvolvida com base numa abordagem expositiva e reflexiva, centrada na contextualização do uso dos Laboratórios de Educação Digital (LED) no âmbito pedagógico. A estratégia incluirá: Sessões expositivas interativas, onde os formadores apresentarão os princípios fundamentais, as potencialidades didáticas e os conceitos-chave associados à integração das tecnologias digitais no ensino; Estudo de casos reais que ilustram boas práticas de utilização dos LED, permitindo aos formandos analisar criticamente diferentes abordagens e adaptá-las ao seu contexto educativo; Discussão e reflexão colaborativa, promovendo o diálogo entre os participantes para fomentar a troca de ideias e a construção de conhecimento em grupo. Componente prática com base na seguinte metodologia: (colocar descrição) 2. Metodologia Baseada na Aprendizagem pela Ação A componente prática adotará uma metodologia ativa, centrada na experimentação e no desenvolvimento de competências através de atividades concretas. As etapas principais incluem: Exploração direta dos equipamentos e recursos dos LED, onde os formandos terão contacto com as ferramentas tecnológicas disponíveis, aprendendo a configurá-las e a utilizá-las em cenários pedagógicos simulados; Desenvolvimento de microprojetos pedagógicos, que consistem na criação de estratégias e cenários de aprendizagem, com base nos conteúdos e recursos explorados durante a formação; Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORES ANTÓNIO VIDAL SANTOS Licenciado em Ensino de Matemática. Docente do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas. Certificado pelo CCPFC como formador de professores: CCPFC/RFO - 07791/98 Desempenhou o cargo de Embaixador Digital da DGE do CFAE DR. Rui Grácio de 1 de setembro de 2021 até maio de 2025. Tem dinamizado ao longo dos últimos anos inúmeras Ações de Formação para Docentes ao nível das Calculadoras Gráficas e TIC, online e presenciais. Desempenhou o cargo de Subdiretor do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, de 15 de Julho de 2013 a 13 de Junho de 2017. Presidente da Comissão Administrativa Provisória da Escola Secundária Júlio Dantas, de 1 de agosto de 2012 a 14 de julho de 2013. Assistente Convidado de Análise Matemática I e II, de 3 de outubro de 1997 a 30 de junho de 2003, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve. Avaliador interno e externo de docentes. JOÃO PAULO BARBOSA - Bacharelato em Informática de Gestão. - iniciou a atividade letiva em 1988, na Escola Secundária Júlio Dantas; - atualmente leciona na mesma escola, no quadro do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, grupo de recrutamento 550; - formador certificado pelo CCPFC, desde 27 de fevereiro de 2013, com o registo CCPFC/RFO-32914/13 - desenvolveu ao longo da carreira variadas ações de formação através do Centro de Formação Dr. Rui Grácio; - mais recentemente, frequentou a formação de formadores promovida pela DGE no âmbito da Transição Digital, e - desenvolveu várias formações no âmbito da Transição Digital; - coordenador do grupo de recrutamento 550; - avaliador interno e externo de docentes. PEDRO MIGUEL ROCHA Habilitações académicas: Bacharelato em Informática de Gestão (1996) Licenciatura em Informática de Gestão (2002) Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas com a tese “O clima de escola e os auxiliares de acção educativa. - Um estudo realizado nas Escolas Secundárias do Barlavento algarvio” (2005) Experiência como Formador: Formador no processo RVCC na certificação de nível básico/secundário; Formador de ACDs ligado à gestão de processos de avaliação no Centro de Formação Rui Grácio; Formador no Centro de Emprego de Lagos; Formador na Associação de Comerciantes da Região do Algarve Formador no Centro de Formação Rui Grácio (no âmbito da Transição Digital) Experiência em Funções de Orientação e Supervisão Pedagógica no Âmbito da Formação Inicial: Orientador de estágios de professores de informática (profissionalização em serviço – 2º Ano); Avaliador externo/interno do grupo de recrutamento de Informática Subcoordenador do grupo de informática

Formador

António Vidal Santos

João Paulo da Conceição Barbosa

Pedro Miguel da Silva Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-01-2026 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 21-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 20-01-2026
Fim: 21-01-2026
Acreditação: ACD17/25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos - Sala D1.1