LED - Laboratórios de Educação Digital: Exploração Pedagógica e Boas Práticas turma 1
Apresentação
Esta ação de curta duração é certificada com 6 horas na Dimensão Científica e Pedagógica da Docência, sendo determinante cumprir 100% de assiduidade nas duas sessões para a obtenção do certificado. A formação insere-se num ciclo de workshops LED e visa responder a necessidades específicas de formação de professores no âmbito da integração de tecnologias digitais na prática pedagógica. A sua implementação está alinhada com os desafios impostos pela transformação digital na educação, que requer a preparação de professores para utilizarem eficazmente ferramentas digitais, metodologias inovadoras e recursos tecnológicos de forma a enriquecer as experiências de ensino e aprendizagem. Potenciar a utilização dos Laboratórios de Educação Digital (LED) através de uma visão estratégica da sua gestão e da utilização dos seus equipamentos, contribuirá para a majoração do seu potencial pedagógico e didático, enquanto se apoiam as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e aprendizagem. Dada a especificidade dos recursos e equipamentos dos diferentes LED, é fundamental desenvolver uma ação formativa que contemple as particularidades de cada laboratório.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Capacitar os professores para a utilização eficaz dos recursos disponibilizados pelos Laboratórios de Educação Digital (LED) no contexto educativo. - Promover a integração de tecnologias digitais em práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadoras. - Fomentar a partilha de boas práticas no uso de ferramentas digitais para potenciar a aprendizagem dos alunos.
Conteúdos
1. Introdução aos LED (1h) • Enquadramento do programa LED nas escolas: objetivos e impacto. • Apresentação dos equipamentos e softwares disponíveis. 2. Exploração prática dos recursos digitais (3h) • Exploração e criação de programas Simples em Python outros recursos. • Programação de dispositivos (Hub, ROVER e Sensores). 3. Planeamento e implementação pedagógica (1h) • Estratégias para integrar as tecnologias dos LED em diferentes disciplinas e níveis de ensino. • Exemplos de atividades didáticas inovadoras (cenários de aprendizagem). 4. Partilha de boas práticas e reflexão final (1h) • Discussão sobre os desafios e oportunidades no uso dos LED. • Reflexão coletiva e sugestões para o futuro. BIBLIOGRAFIA European Commission (2022). Digital Education Action Plan 2021-2027: Resetting Education and Training for the Digital Age. Ministério da Educação (2022). Orientações para os Laboratórios de Educação Digital. OECD (2023). Education in the Digital Age: Best Practices and Policies. UNESCO (2023). Harnessing Digital Technologies in Education: Guidelines for Effective Use. LINKS: https://led.dge.medu.pt/ https://youtu.be/8HzSBF3YzX0?si=IPH4iL6N5IdF_J0L
Metodologias
1. Estratégia Baseada na Contextualização e Exploração Reflexiva: A componente teórica será desenvolvida com base numa abordagem expositiva e reflexiva, centrada na contextualização do uso dos Laboratórios de Educação Digital (LED) no âmbito pedagógico. A estratégia incluirá: Sessões expositivas interativas, onde os formadores apresentarão os princípios fundamentais, as potencialidades didáticas e os conceitos-chave associados à integração das tecnologias digitais no ensino; Estudo de casos reais que ilustram boas práticas de utilização dos LED, permitindo aos formandos analisar criticamente diferentes abordagens e adaptá-las ao seu contexto educativo; Discussão e reflexão colaborativa, promovendo o diálogo entre os participantes para fomentar a troca de ideias e a construção de conhecimento em grupo. Componente prática com base na seguinte metodologia: (colocar descrição) 2. Metodologia Baseada na Aprendizagem pela Ação A componente prática adotará uma metodologia ativa, centrada na experimentação e no desenvolvimento de competências através de atividades concretas. As etapas principais incluem: Exploração direta dos equipamentos e recursos dos LED, onde os formandos terão contacto com as ferramentas tecnológicas disponíveis, aprendendo a configurá-las e a utilizá-las em cenários pedagógicos simulados; Desenvolvimento de microprojetos pedagógicos, que consistem na criação de estratégias e cenários de aprendizagem, com base nos conteúdos e recursos explorados durante a formação; Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços de suporte à aprendizagem, enriquecidos com recursos e equipamentos tecnológicos, para serem utilizados no contexto de todas as disciplinas do currículo, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADORES ANTÓNIO VIDAL SANTOS Licenciado em Ensino de Matemática. Docente do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas. Certificado pelo CCPFC como formador de professores: CCPFC/RFO - 07791/98 Desempenhou o cargo de Embaixador Digital da DGE do CFAE DR. Rui Grácio de 1 de setembro de 2021 até maio de 2025. Tem dinamizado ao longo dos últimos anos inúmeras Ações de Formação para Docentes ao nível das Calculadoras Gráficas e TIC, online e presenciais. Desempenhou o cargo de Subdiretor do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, de 15 de Julho de 2013 a 13 de Junho de 2017. Presidente da Comissão Administrativa Provisória da Escola Secundária Júlio Dantas, de 1 de agosto de 2012 a 14 de julho de 2013. Assistente Convidado de Análise Matemática I e II, de 3 de outubro de 1997 a 30 de junho de 2003, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve. Avaliador interno e externo de docentes. JOÃO PAULO BARBOSA - Bacharelato em Informática de Gestão. - iniciou a atividade letiva em 1988, na Escola Secundária Júlio Dantas; - atualmente leciona na mesma escola, no quadro do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, grupo de recrutamento 550; - formador certificado pelo CCPFC, desde 27 de fevereiro de 2013, com o registo CCPFC/RFO-32914/13 - desenvolveu ao longo da carreira variadas ações de formação através do Centro de Formação Dr. Rui Grácio; - mais recentemente, frequentou a formação de formadores promovida pela DGE no âmbito da Transição Digital, e - desenvolveu várias formações no âmbito da Transição Digital; - coordenador do grupo de recrutamento 550; - avaliador interno e externo de docentes. PEDRO MIGUEL ROCHA Habilitações académicas: Bacharelato em Informática de Gestão (1996) Licenciatura em Informática de Gestão (2002) Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas com a tese “O clima de escola e os auxiliares de acção educativa. - Um estudo realizado nas Escolas Secundárias do Barlavento algarvio” (2005) Experiência como Formador: Formador no processo RVCC na certificação de nível básico/secundário; Formador de ACDs ligado à gestão de processos de avaliação no Centro de Formação Rui Grácio; Formador no Centro de Emprego de Lagos; Formador na Associação de Comerciantes da Região do Algarve Formador no Centro de Formação Rui Grácio (no âmbito da Transição Digital) Experiência em Funções de Orientação e Supervisão Pedagógica no Âmbito da Formação Inicial: Orientador de estágios de professores de informática (profissionalização em serviço – 2º Ano); Avaliador externo/interno do grupo de recrutamento de Informática Subcoordenador do grupo de informática
Formador
António Vidal Santos
João Paulo da Conceição Barbosa
Pedro Miguel da Silva Rocha
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |