Voz, dicção e teatralização de contos turma 1
Apresentação
Esta ação de curta duração é certificada com 6 horas na Dimensão Científica e Pedagógica da Docência, sendo determinante obter 100% de assiduidade nas duas sessões. A leitura em voz alta e a narrativa de histórias são práticas centrais no trabalho de professores, educadores, bibliotecários e animadores culturais, pois contribuem para a promoção do gosto pela leitura, a dinamização de contextos educativos e culturais e o fortalecimento das competências comunicativas. O domínio da voz, da dicção e da teatralização permite transformar a performance de histórias em experiências vivas, envolventes e significativas, favorecendo a escuta ativa, a imaginação e a criação de ambientes de aprendizagem mais participativos. Esta ação responde à necessidade profissional de melhorar a comunicação oral, a expressividade e a mediação cultural através da palavra e do corpo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Ter consciência da voz, do corpo e do olhar como instrumentos narrativos. • Conhecer o aparelho fonador e adotar cuidados com a saúde vocal. • Trabalhar a dicção, a projeção e a qualidade da palavra. • Utilizar recursos expressivos (voz, corpo, gestos, pausas) na performance de histórias. • Analisar e interpretar contos, identificando momentos-chave de envolvimento com o público. • Criar ambientes favoráveis à escuta e à imaginação.
Conteúdos
• Qual é o meu som? – descoberta da voz como identidade narrativa. • O infinito do meu corpo – corpo como extensão da palavra. • Era uma vez... um conto – análise e estruturação narrativa. • A Hora do Conto – integração das técnicas em apresentação performativa. • Exercícios práticos de aquecimento vocal, respiração e articulação. • Exploração de um texto ou um conto com enfoque dramatúrgico e expressivo. • Técnicas de teatralização aplicadas à leitura e narrativa oral. • Visualização e análise de vídeos de contadores de histórias. • Criação e apresentação de momentos performance com feedback. • Reflexão coletiva sobre práticas e aplicação em contextos reais.
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: A estratégia teórica será predominantemente expositiva e demonstrativa, apoiada por recursos audiovisuais (apresentações e vídeos de referência de contadores de histórias) e materiais de apoio escritos. Esta componente visa a clarificação de conceitos essenciais, como: 1. Fundamentos da Saúde Vocal: Noções básicas sobre o aparelho fonador e os cuidados preventivos. 2. Princípios da Expressividade: Conceitos de projeção, articulação, ritmo, pausa e tom. 3. Estrutura Narrativa: Análise dramatúrgica de contos para identificar pontos de viragem e momentos de clímax, focando a interpretação. 4. Recursos Cénicos: Apresentação da função do corpo, do gesto e do olhar na comunicação não-verbal e na construção de ambientes de escuta. Como formadora irei facilitar a discussão (método ativo-participativo) para que os conceitos sejam ancorados nas experiências prévias dos formandos. Componente prática com base na seguinte metodologia: A metodologia prática será ativa, experiencial e oficinal, centrada na experimentação individual e coletiva, culminando na apresentação e reflexão (performance com feedback). 1. Exercícios Técnicos (Oficina Vocal e Corporal): Realização de exercícios de aquecimento vocal, respiração diafragmática e articulação de fonemas (dicção), seguidos de movimentos de consciência corporal e desbloqueio. 2. Exploração de Texto (Laboratório): Cada formando explorará ativamente trechos de contos ou textos com enfoque dramatúrgico, trabalhando a voz e o corpo em função da emoção e intenção do texto. 3. Apresentação Performada (A Hora do Conto): Criação e estruturação de um momento de narrativa oral completo. 4. Feedback e Reflexão: Aplicação do método de feedback construtivo (auto e hetero-avaliação) após as apresentações, permitindo a imediata reflexão sobre as práticas e a identificação de áreas de melhoria para aplicação em contexto real (escola, biblioteca, etc.). BIBLIOGRAFIA SHERMACK, K.Q. A Contação de Histórias como Arte Performática na Era Digital: convivência em mundos de encantamento. https://editora.pucrs.br/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S10/keilaschermack.pdf, acedido a 10.10.2021. REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, 1989 BUSATTO, C. (2011a). "Paiquerê Piquiri Fiietó, um experimento com as linguagens". In PRIETO, B. (2011). Contadores de Histórias - um exercício para muitas vozes. Rio de Janeiro. Prieto Produções Artísticas, pág. 101-103. AGUIAR, V. T. de. Conceito de leitura. In: CECCANTINI, J. L. C. T.; PEREIRA, R. F.; ZANCHETTA Jr. (Org.) Pedagogia cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. (vol 1) BENJAMIN, W. O narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In, BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADORA ANA PATRÍCIA CHAVES
Formador
ANA PATRÍCIA REIS CHAVES
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 16-01-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |