347

Exploração dos LED: Criação de um Vídeo Simples para Comunicar com Artes e Multimédia turma 1

Apresentação

Esta ação de formação de curta duração tem a duração total de 6 horas. A certificação de 6 horas é emitida na dimensão científica e pedagógica dos grupos de docência indicados, o que implica a assiduidade total do formando para poder obter o certificado. Os equipamentos LED estão nas escolas, constituindo um grande investimento em equipamentos tecnológicos. Urge dinamizá-los e explorar todo o seu potencial para a melhoria das aprendizagens dos alunos e para um ensino adequado à evolução de uma sociedade em constante transformação. Os Laboratórios de Educação Digital (LED) são espaços privilegiados para promover metodologias inovadoras, baseadas na experimentação, na criatividade e na integração das tecnologias digitais. Na área de Artes e Multimédia, os LED permitem explorar recursos tecnológicos que favorecem a expressão artística e o desenvolvimento de competências digitais. Esta ação visa familiarizar os docentes com os materiais disponíveis no LED e orientá-los na criação de um vídeo simples, aplicável a vários contextos educativos. Os Equipamentos LED referentes a "Comunicar com Artes e Multimédia" permitem criar atividades interdisciplinares inovadoras em várias disciplinas: Português, Educação Visual, História, Ciências e muitas outras. As propostas estimulam criatividade, trabalho colaborativo e competências digitais com ferramentas de vídeo, som, edição e design, integrando a comunicação digital nas aprendizagens essenciais de qualquer disciplina. Exemplos de atividades com LED: - Criação de telejornais escolares onde os alunos escrevem notícias, preparam guiões e realizam gravações no estúdio LED, trabalhando textos informativos em Português e a composição visual em Educação Visual.​ - Produção de vídeos documentários sobre temas históricos, ambientais ou científicos, integrando pesquisa, escrita de guiões, gravação e edição multimédia com software dos kits.​​ - Criação de podcasts sobre literatura, ciência ou cidadania, desenvolvendo competências de oralidade, edição de áudio e comunicação digital.​ - Desenvolvimento de histórias interativas ou animações curtas usando ferramentas digitais, aliando expressão plástica, narração e design multimédia.​ - Utilização de fundos verdes (chroma key), iluminação e teleponto para experimentar cenários visuais, dramatizar textos literários ou criar ambientes históricos e científicos.​ - Exploração de design gráfico, editando cartazes digitais, capas de livros ou apresentações interativas para divulgar trabalhos de diferentes disciplinas. Esta abordagem estimula o pensamento crítico e a interdisciplinaridade, tornando o conhecimento mais tangível e significativo. As atividades tornam a aprendizagem mais envolvente, desenvolvendo competências digitais de forma integrada.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Capacitar-se para a utilização eficaz dos recursos disponibilizados pelos Laboratórios de Educação Digital (LED) no contexto educativo; - Integrar tecnologias digitais em práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadoras; - Partilhar boas práticas no uso de ferramentas digitais para potenciar a aprendizagem dos alunos; - Articular diferentes áreas disciplinares, através de cenários de aprendizagem (DAC); - Reconhecer os equipamentos e softwares disponíveis nos LED e o seu potencial pedagógico; - Aplicar princípios básicos de captação, edição e finalização de um vídeo simples; - Refletir sobre estratégias de integração das produções audiovisuais no currículo artístico e multimédia.

Conteúdos

1- Apresentação dos LED e seus recursos: . Breve introdução ao conceito e objetivos dos LED; . Materiais e equipamentos disponíveis (câmaras, microfones, chroma key, iluminação, software de edição, etc.); . Exemplos de cenários de aprendizagem desenvolvidos com os LED. 2- Produção de um vídeo simples: . Realização prática: gravação de pequenos clips no LED; . Edição com ferramentas acessíveis. 3- Integração pedagógica: . Ideias de aplicação curricular (vídeo como produto artístico, documentário de projeto, portefólio digital); . Avaliação e partilha dos resultados. BIBLIOGRAFIA: Robin, B. R. (2016). The power of digital storytelling to support teaching and learning. Digital Education Review, 30, 17–29. https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/16104 Castillo, S., Calvitti, K., Shoup, J., & et al. (2021). Production processes for creating educational videos. CBE—Life Sciences Education, 20(2), es7. https://www.researchgate.net/publication/352031522_Production_Processes_for_Creating_Educational_Videos Gradín Carbajal, C., & Ezquieta Llamas, I. (2019). Video as a tool for art education: Evolution and uses of video in the classroom. VISUAL Review. International Visual Culture Review, 9. https://doi.org/10.37467/revvisual.v9.3674 Attewell, J. (2020). Makerspaces in schools: Practical guidelines for school leaders and teachers (Interactive Classroom Working Group). European Schoolnet. https://fcl.eun.org/documents/10180/5350860/19552-11-Makerspace-Guidelines-v4.pdf/e50edfbf-b30d-49a2-a066-da2991cfb921 European Schoolnet (2019). The STE(A)M IT Framework: European integrated Stem teaching framework. https://files.eun.org/STEAMIT/STE(A)M-IT-Framework-Digital.pdf

Metodologias

- Exposição interativa breve sobre os LED e materiais disponíveis. - Demonstração prática dos equipamentos. - Trabalho colaborativo: criação de um pequeno vídeo em grupo. - Reflexão final sobre o potencial educativo dos LED.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORES IRENE OLIVEIRA LICENCIATURA EM: Ensino de Biologia e Geologia, variante Geologia PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO EM: Ensino da Geologia e Recursos Educativos Digitais Irene Oliveira está acreditada como formadora de professores nos domínios B115 - Tecnologia e Comunicação Educativa e C106 - Didácticas Específicas (Biologia e Geologia), tendo orientado várias ações de formação no CFAE Rui Grácio; Concluiu os cursos de formação de formadores da DGE relacionados com TIC, LED e ferramentas digitais, no âmbito do Plano de Transição Digital / Capacitação Digital de Docentes; Tem a Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, variante Geologia; Concluiu um Curso de Especialização em ensino da Geologia; Obteve uma Pós- Graduação em Recursos Digitais na Educação, do Instituto Politécnico de Santarém; Foi Coordenadora do Plano de Inovação do AE Júlio Dantas desde o ano letivo 2021 até 2025; Foi Diretora de uma turma de PCA desde o ano letivo 2021 até 2025. OLAVO RODRIGUES LICENCIATURA: Professores do Ensino Básico, variante de Educação PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Tecnologias da Informação e da Comunicação Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante de Educação Física, na Escola Superior de Educação de Coimbra, concluída em 2001. Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação, no Instituto Piaget - Santo André, concluída em 2008. Certificado de Registo de Formador na área e domínio C15-Tecnologias Educativas (informática / aplicação de informática) atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua em 2010. Formador em várias oficinas e formações relacionadas com as TIC. Concluiu os cursos de formação de formadores da DGE relacionados com TIC, LED e ferramentas digitais, no âmbito do Plano de Transição Digital / Capacitação Digital de Docentes. PEDRO ROCHA Bacharelato em Informática de Gestão (1996) Licenciatura em Informática de Gestão (2002) Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas com a tese “O clima de escola e os auxiliares de acção educativa. - Um estudo realizado nas Escolas Secundárias do Barlavento algarvio” (2005) Formador no processo RVCC na certificação de nível básico/secundário; Formador de ACD’s ligado à gestão de processos de avaliação no Centro de Formação Rui Grácio; Formador no Centro de Emprego de Lagos; Formador na Associação de Comerciantes da Região do Algarve; Formador no Centro de Formação Rui Grácio (no âmbito da Transição Digital); Experiência em Funções de Orientação e Supervisão Pedagógica no Âmbito da Formação Inicial: Orientador de estágios de professores de informática (profissionalização em serviço – 2º Ano); Avaliador externo/interno do grupo de recrutamento de Informática; Sub-coordenador do grupo de informática. Concluiu os cursos de formação de formadores da DGE relacionados com TIC e ferramentas digitais, no âmbito do Plano de Transição Digital / Capacitação Digital de Docentes.

Formador

Irene Domingos de Oliveira

Pedro Miguel da Silva Rocha

Olavo Daniel Cristina Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-12-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 03-12-2025
Fim: 04-12-2025
Acreditação: ACD14/25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Moodle do CFAE Rui Grácio

INSCREVER-ME