342

Percursos de Inovação: Práticas de Cidadania e Desenvolvimento turma 1

Apresentação

Esta ação de curta duração é a primeira de um ciclo de partilhas intitulado "Percursos de Inovação". Num contexto educativo em constante transformação, torna-se imperativo promover espaços de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos e para a consolidação de uma cidadania ativa, crítica e participativa. Esta Ação de Curta Duração surge da necessidade de valorizar e divulgar os projetos e iniciativas desenvolvidos pelos agrupamentos de escolas associados ao CFAE ao longo dos últimos anos, que se destacam pela sua capacidade de mobilizar a comunidade educativa em torno de valores democráticos, da sustentabilidade, da inclusão e da inovação. A cidadania e o desenvolvimento são pilares fundamentais da educação contemporânea, consagrados nos documentos orientadores nacionais e internacionais, como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Neste sentido, os percursos de inovação apresentados nesta ACD constituem exemplos concretos de como as escolas podem ser agentes de mudança, promovendo aprendizagens significativas e contextos educativos que favorecem o envolvimento dos alunos na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Estimular a reflexão sobre os desafios e oportunidades da inovação pedagógica; - Promover o reconhecimento e a valorização do trabalho colaborativo entre docentes; - Incentivar a replicação e adaptação de boas práticas em diferentes contextos escolares; - Reforçar o papel da escola como espaço de cidadania e desenvolvimento local. Através da partilha de experiências e da construção de redes de colaboração, esta ACD contribui para o fortalecimento da identidade profissional docente e para a consolidação de uma cultura de inovação educativa centrada nos alunos e nas comunidades.

Conteúdos

Práticas escolares de cidadania ativa -Educação para o desenvolvimento e sustentabilidade -Inovação pedagógica e metodologias ativas -Inclusão, diversidade e equidade -Partilha de boas práticas dos agrupamentos AE JÚLIO DANTAS – “Janela para o Mundo” – projeto no domínio da Cidadania Global – Prof. Pedro Domingues - “Enverdecer a Escola” – projeto no domínio da Sustentabilidade Ambiental – Prof.ª Isabel Barros - “Resistência Bacteriana” e “Saúde vs Diabetes “no domínio da Saúde – Prof.ª Irene Oliveira AE GIL EANES – “Aves da nossa Ria” – projeto no domínio das Literacias – Prof. Sara Silva - “Comemorações do 25 de Abril de 1974” – projeto no domínio das Instituições e Participação Democrática – Prof.ª Ana Teresa Oliveira AE PROFESSORA PIEDADE MATOSO – “Vamos descobrir as espécies endémicas que constituem as dunas costeiras do concelho de Aljezur” - "Projeto Zimbral for life” – no domínio da Educação Ambiental” – Professores José Artur Fernandes, Carla Nunes e Nuno Carvalho. - “Viajar” - Projeto de Intervenção Social sobre Multiculturalidade, no domínio da Inclusão – Psicóloga Laura Ventura e professora Cláudia Mota. AE de VILA DO BISPO – “Projeto Educação Ambiental” – Professoras Ana Sousa, Ilda Cabeçadas e Marisa Barbosa. Projeto “Bem-Estar animal” - Ilda Cabeçadas e Marisa Barbosa

Metodologias

Seminário: Componente teórica com base na seguinte estratégia: Comunicação introdutória /enquadramento conceptual por Maria da Glória Paula. Componente prática com base na seguinte metodologia: Apresentação de projetos de inovação das escolas associadas. Momentos de partilha e reflexão colaborativa final coordenados por Violante Romão.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORAS MARIA DA GLÓRIA PAULA A formadora Maria da Glória Paula concluiu a formação de formadores da DGE em Educação para a Cidadania e Desenvolvimento e tem larga experiência na formação de professores, tendo replicado os vários cursos e oficinas nesse domínio, em vários CFAE. Concluiu a formação de formadores da DGE no domínio da Avaliação Pedagógica e foi formadora nesse domínio nos últimos 5 anos. Foi membro da equipa central do Projeto «Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação» da DGE, coordenado por Domingos Fernandes e Eusébio Machado. É Professora do Grupo 400 – História – no AE Júlio Dantas, em Lagos; Foi representante do CFAE Dr. Rui Grácio para a Autonomia e Flexibilidade Curricular (DGE) durante 4 anos; É Mestre em História Moderna e Doutorada em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Formadora certificada nas áreas A39 História/História de Portugal; D04 História das Civilizações; D9I História de África (Séculos XV-XVIII) e D03 Educação para a Cidadania. Presentemente, leciona na Universidade do Algarve em acumulação de funções, sendo professora do curso de Licenciatura e Mestrado em Ensino da História. É membro da equipa do Projeto Erasmus+ «Teacher Education Regenerated (TE_REG). Beyond Competencies. Rethinking and redesigning teacher education curricula in AI era», cujo coordenador europeu é a Universidade Católica de Louvaina, Bélgica. VIOLANTE ROMÃO LICENCIATURA EM ENSINO – Variante de Educação Visual, ESEB, 1991 PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Magister em Creatividade Aplicada, USC, 2001 PÓS-GRADUAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO: Curso de Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes na Aprendizagem, UL, ISLA de Santarém, 2025. É Professora desde 1991 de Educação Visual e Educação Tecnológica; Foi Coordenadora de Departamento (AEGE); Elemento da Comissão Pedagógica do CFAE Dr. Rui Grácio; Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular do CFAE Rui Grácio (22/25); Assessora Técnico Pedagógica no CFAE Dr. Rui Grácio (2025/26). Formadora acreditada pelo CCPFC desde 2000 nos domínios: Animação de Grupos; Didáticas Específicas; Inovação Educacional; Investigação-Ação e Criatividade Aplicada à Educação. Capacitação de Formadores em Educação Inclusiva pela DGE (2023). É membro da equipa do Projeto Erasmus+ «Teacher Education Regenerated (TE_REG). Beyond Competencies. Rethinking and redesigning teacher education curricula in AI era», cujo coordenador europeu é a Universidade Católica de Louvaina, Bélgica.

Formador

Maria da Glória Carriço de Santana Paula

Violante Maria Mira Ferreira Romão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-11-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 25-11-2025
Fim: 25-11-2025
Acreditação: ACD12/25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas

INSCREVER-ME