
Desenvolver competências de Literacia Financeira turma 1
Apresentação
A literacia financeira (LF) é uma competência cada vez mais relevante no contexto global, na medida em que as sociedades modernas exigem que os cidadãos possuam uma base sólida para tomar decisões financeiras informadas e conscientes. De acordo com o relatório da OCDE sobre Educação Financeira, jovens e adultos enfrentam desafios económicos significativos, como o endividamento, a gestão de poupanças e investimentos, e a compreensão do funcionamento de produtos financeiros complexos. Neste contexto, a escola desempenha um papel crucial na formação de cidadãos preparados para lidar com essas questões de forma crítica e responsável. Considerando o carácter transversal da educação para a cidadania, e constituindo-se a Educação Financeira como uma das suas vertentes, de acordo com os princípios orientadores da organização e da gestão de currículos, a presente ação de formação permitirá aos formandos o desenvolvimento de hábitos de reflexão crítica no que toca à relação dos alunos com o dinheiro, e privilegiará espaços de socialização e debate sobre assuntos económicos e financeiros que afetam a sua vida quotidiana.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, que lecionam Cidadania e Desenvolvimento; Grupo 430.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Promover a literacia financeira, uma competência essencial para a vida adulta. • Refletir sobre a importância de uma boa cidadania financeira, económica e fiscal na vida pessoal de cada individuo. • Contribuir para a preparação dos alunos para os desafios do mundo moderno, onde a literacia financeira é uma componente essencial para a autonomia e bem-estar económico. • Incutir a importância do espírito à poupança; • Saber avaliar e ponderar os riscos associados ao endividamento e sobre-endividamento; • Saber avaliar e interpretar os riscos/incertezas na sociedade financeira.
Conteúdos
• Introdução à Literacia Financeira • Poupança e endividamento (créditos) • Produtos Financeiros
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: Breve exposição e análise dos conteúdos da ação de formação Componente prática com base na seguinte metodologia: Pequenos exercícios/atividades sobre os temas/conteúdos da ação, que poderão no futuro ser utilizados pelos formandos como ferramentas de trabalho para as suas aulas;
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADORA VERÓNICA LOPES Verónica Lopes é Licenciada em Matemática – Ramo de Formação Educacional e obteve o MESTRADO em Matemática para Professores. Professora do quadro de Agrupamento e do Grupo 500 no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo. Experiência na lecionação de Matemática A, Matemática B, MACS e Matemática do Ensino Profissional. Coordenadora do Gabinete da Internacionalização do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo. Nos anos letivos 2023/2024 e 2024/2025 integrou o projeto das Turmas Piloto das novas AE de Matemática onde lecionou a disciplina de Matemática B e colaborei na elaboração das coletâneas de tarefas de Matemática B e Matemática para Ensino profissional. É formadora de professores das Novas AE de Matemática B e Matemática do Ensino Profissional. Em 2025 frequentou o curso de formação “Trabalhar o Referencial de Educação Financeira e os Cadernos de Educação Financeira como contributo para a sua divulgação e implementação em espaço escolar" pela DGE.
Formador
Verónica Cristina Vieira Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-11-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |