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Mecanismos de aprendizagem no contexto do Ensino Artístico Especializado de Música II turma 1

Apresentação

Esta ação de formação resulta da iniciativa da Associação Impacto Ímpar, em parceria com o CFAE Rui Grácio. A Associação Impacto Ímpar tem vindo a organizar uma programação de concertos de música erudita em Lagos: Ciclo de Concertos Sons ao Crepúsculo e o Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique. No âmbito desta proposta, deseja também promover não só atividades culturais como formativas. Considere-se que os professores e alunos do Algarve estão afastados de uma grande variedade de ofertas educativas deste género que surgem por todo o país, mais a norte e centro. Para além disto, existe carência de formação no Algarve para os grupos de recrutamento Instrumento, Canto, Formação Musical, Análise e Técnicas de Composição e História da Música, com os códigos de M01 a M32. Esta formação vem oferecer a partilha e articulação de saberes entre os docentes de música e para os estudantes de música, mediante experiências concretas, in loco, entre professor e aluno, em modo de Masterclasses e também em concertos de performance profissional. Esta é uma atividade rica a nível pedagógico, através da exploração de conceitos interpretativos, técnicos, estéticos e históricos, com músicos de renome internacional como, por exemplo, Rem Urasin, um dos mais brilhantes pianistas russos de sua geração, laureado em vários concursos internacionais e Roman Mints, um dos músicos mais destacados e originais da sua geração, que foi nomeado pela imprensa o “líder não oficial da nova geração de músicos”.

Destinatários

Professores de Música: grupos 250, 610 e de M01 a M32

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música: grupos 250, 610 e de M01 a M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música: grupos 250, 610 e de M01 a M32.

Objetivos

- Identificar problemas técnicos, artísticos, estilísticos e performativos; - Construir exercícios de resolução, adequando o discurso à idade e ao aluno em causa; - Compreender o balanço da efetividade dos exercícios e consequente apropriação do conhecimento pelo aluno; - Partilhar diversas práticas letivas e estratégias de ensinar eficazes; - Partilhar dúvidas, dificuldades e conclusões; - Compreender e potenciar o desenvolvimento da natureza holística do processo de aprender e ensinar um instrumento; - Desenvolver competências de pesquisa e de recolha de informação tendo em vista a sua posterior aplicação prática no contexto curricular do - Ensino Artístico Especializado de Música.

Conteúdos

1. Aprender e ensinar: problemáticas, modelos e conceitos. 2. Processos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem na sua transversalidade didática: Processos neuromusculares, motores, proprioceptivos, emocionais, interpretativos. 3. Estádios de desenvolvimento instrumental e práticas pedagógicas consequentes. 4. Diferentes estádios de desenvolvimento psíquico, físico e motor, e a necessária diferença de abordagens ensino/aprendizagem. 5. Manutenção da saúde física, mental e emocional para a realização didática instrumental. 6. Aplicação prática dos conteúdos teóricos. 7. Professor como comunicador: a Interação professor e aluno. 8. A motivação para aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. 9. Fruição cultural. A presente ação será realizada em regime presencial, de acordo com a seguinte calendarização: 22 de novembro: esta iniciativa terá como primeiro evento, a maratona musical - Gil Eanes dedicada a compositores do período Romântico. Neste primeiro evento, diversos estudantes de música, de escolas de todo o país e Espanha, desde a iniciação até ao ensino superior, e também profissionais da área, irão valorizar a nossa cultura, interpretando obras dos mais notáveis compositores deste período histórico. Será um dia bastante dinâmico, em que o público local e os turistas, para além dos momentos de fruição cultural subjacentes, poderão ainda conhecer diversos locais ligados à história e cultura do nosso concelho através dos espaços onde irão acontecer os vários concertos: 11h-12h I 15h-16H. Como momento áureo deste dia, teremos o primeiro dos 3 concertos do Festival, com o Quinteto de cordas e piano - Paisagens de Viena, no Auditório do CCLagos. 19h-21H Nos fins de semana subsequentes, serão projetados dois concertos com os insignes músicos Rem Urasin (piano I Rússia/Portugal) e Roman Mints (violino I Inglaterra/Rússia), no dia 29 de novembro no Salão do Hotel Vila Galé - 19h-21h 30 de novembro | 10h-13h; 15h-17h: Masterclasse com Rem Urasin (piano) e Roman Mints (violino) Salão do Hotel Vila Galé No dia 6 de dezembro, com o projeto Desbunde (América do sul e Itália), que conta com músicos de craveira internacional, nomeadamente Jaques Morelenbaum (Violoncelo I vencedor de grammy e membro da banda de António Carlos Jobim durante 10 anos), Nelson Faria (Guitarra I trabalhou durante vários anos com João Bosco e Ivan Lins, entre outros), Pablo Lapidusas (Piano I Em 2021 recebeu o “Prémio Profissionais da Música” pela série televisiva “Herdeiros de Saramago” – RTP (categoria banda sonora). Em 2022, é indicado ao 23.º Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Instrumental”) e Celeste Caramanna (Voz I abriu concertos de Milton Nascimento e realizou vários concertos com Roberto Menescal). 19h-21h 7 de dezembro | 9h-12h e 14h-17h: 4.ª edição do Concurso Infante D. Henrique Cidade de lagos 2024 | Escalões D e E, 8 de dezembro | 9h-12h e 14h-17h: 4.ª edição do Concurso Infante D. Henrique Cidade de lagos 2024 | Escalões A, B e C . 8 de dezembro| 18h00-19h00 - Estreia de obras originais de compositores algarvios no Auditório do CCLagos 8 de dezembro | 19h00-20h00 - Concerto dos laureados no Concurso Infante D. Henrique Cidade de Lagos e Avaliação da formação, Auditório do CCLagos

Metodologias

A Ação de Formação terá a duração de 25 horas presenciais, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos. 1. Momentos de performance e fruição cultural (Maratona musical, concertos, concurso e estreias das obras), com a coordenação pedagógica da formadora Ana Nunes e com a colaboração dos facilitadores João Cunha, Romeu Madeira, Pedro Sá, Gabriela Magalhães, João Rosa, Rem Urasin, Roman Mints e Pablo Lapidusas. 2. 4 Masterclasses, tendo como formadora Ana Nunes e os colaboradores Rem Urasin e Roman Mints para desenvolvimento metodológico dos seguintes aspetos: Abordagem técnica e artística do intérprete; Postura e qualidade sonora; Como usar o aparato físico; Práticas em sala de aula para resolução de dificuldades; Desenvolvimento de práticas a usar em estudo individual em casa; Abordagem de repertórios distintos (géneros, período histórico, compositores); Performance e desenvolvimento da musicalidade. 3. 1 hora para avaliação da formação. Autoavaliação do trabalho realizado e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos.

Avaliação

Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: • Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para o relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.

Bibliografia

Deahl, L. & Wristen, B. (2017). Adaptive Strategies for Small-Handed Pianists. Oxford University Press.Polischuk, Derek Kealii (2019). Transformational Piano Teaching : Mentoring Students from All Walks of Life. Oxford University Press.Friend, Rodney (2019). The Violin in 5ths - developing intonation and sound. Beares Publishing.Menhuin, Yehudi (1991). A Lição do Mestre. Gradiva.Sprinthall, N., & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional: Uma Abordagem Desenvolvimentista. McGraw-Hill.

Observações

FORMADORA ANA RITA MARQUES NUNES Ana Rita Marques Nunes iniciou os estudos musicais de piano aos seis anos de idade na Academia de Música de Lagos, tendo aí concluído o conservatório. Frequentou a licenciatura em Música – Piano, na Universidade de Évora e, mais tarde, ingressou no Mestrado em Música – Composição. Em 2010, foi estreada uma peça de sua autoria – Uno, nas “Peças Frescas” no Teatro de S. Luís em Lisboa, direção de Christopher Bochmann e interpretação pelo Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora. Em 2013, ingressou novamente na Universidade de Évora, na Pós-Graduação em Ensino de Música – Piano e, em 2018, concluiu o Mestrado em Ensino de Música – Piano, na Universidade Católica Portuguesa do Porto. Em 2016, foi estreado no Teatro Municipal de Portimão – TEMPO, um conto musical escrito e musicado por si, EmbaLuar, interpretado pelos alunos da EBS da Bemposta; uma obra artística e pedagógica para orquestra de câmara, coro, solistas e interpretação(teatro). Para além de apresentações públicas como pianista solo, desenvolveu também alguns projetos aliando a música a outras artes – teatro, dança, pintura e escultura. Coadjuvou formações no âmbito do Projeto MAIA e colaborou na ação de formação "Mecanismos de aprendizagem no contexto do Ensino Artístico Especializado de Música" (primeira edição).

Formador

Ana Rita Marques Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-11-2025 (Sábado) 10:00 - 10:30 0:30 Presencial
2 22-11-2025 (Sábado) 11:30 - 12:00 0:30 Presencial
3 22-11-2025 (Sábado) 14:30 - 15:00 0:30 Presencial
4 22-11-2025 (Sábado) 16:00 - 16:30 0:30 Presencial
5 22-11-2025 (Sábado) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
6 29-11-2025 (Sábado) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
7 30-11-2025 (Domingo) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
8 06-12-2025 (Sábado) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
9 07-12-2025 (Domingo) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
10 07-12-2025 (Domingo) 13:00 - 15:00 2:00 Presencial
11 07-12-2025 (Domingo) 15:30 - 17:30 2:00 Presencial
12 08-12-2025 (Segunda-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
13 08-12-2025 (Segunda-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
14 08-12-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
15 08-12-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 20:00 1:00 Presencial
Início: 22-11-2025
Fim: 08-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136842/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas.

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