
Mecanismos de aprendizagem no contexto do Ensino Artístico Especializado de Música II turma 1
Apresentação
Esta ação de formação resulta da iniciativa da Associação Impacto Ímpar, em parceria com o CFAE Rui Grácio. A Associação Impacto Ímpar tem vindo a organizar uma programação de concertos de música erudita em Lagos: Ciclo de Concertos Sons ao Crepúsculo e o Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique. No âmbito desta proposta, deseja também promover não só atividades culturais como formativas. Considere-se que os professores e alunos do Algarve estão afastados de uma grande variedade de ofertas educativas deste género que surgem por todo o país, mais a norte e centro. Para além disto, existe carência de formação no Algarve para os grupos de recrutamento Instrumento, Canto, Formação Musical, Análise e Técnicas de Composição e História da Música, com os códigos de M01 a M32. Esta formação vem oferecer a partilha e articulação de saberes entre os docentes de música e para os estudantes de música, mediante experiências concretas, in loco, entre professor e aluno, em modo de Masterclasses e também em concertos de performance profissional. Esta é uma atividade rica a nível pedagógico, através da exploração de conceitos interpretativos, técnicos, estéticos e históricos, com músicos de renome internacional como, por exemplo, Rem Urasin, um dos mais brilhantes pianistas russos de sua geração, laureado em vários concursos internacionais e Roman Mints, um dos músicos mais destacados e originais da sua geração, que foi nomeado pela imprensa o líder não oficial da nova geração de músicos.
Destinatários
Professores de Música: grupos 250, 610 e de M01 a M32
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música: grupos 250, 610 e de M01 a M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música: grupos 250, 610 e de M01 a M32.
Objetivos
- Identificar problemas técnicos, artísticos, estilísticos e performativos; - Construir exercícios de resolução, adequando o discurso à idade e ao aluno em causa; - Compreender o balanço da efetividade dos exercícios e consequente apropriação do conhecimento pelo aluno; - Partilhar diversas práticas letivas e estratégias de ensinar eficazes; - Partilhar dúvidas, dificuldades e conclusões; - Compreender e potenciar o desenvolvimento da natureza holística do processo de aprender e ensinar um instrumento; - Desenvolver competências de pesquisa e de recolha de informação tendo em vista a sua posterior aplicação prática no contexto curricular do - Ensino Artístico Especializado de Música.
Conteúdos
1. Aprender e ensinar: problemáticas, modelos e conceitos. 2. Processos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem na sua transversalidade didática: Processos neuromusculares, motores, proprioceptivos, emocionais, interpretativos. 3. Estádios de desenvolvimento instrumental e práticas pedagógicas consequentes. 4. Diferentes estádios de desenvolvimento psíquico, físico e motor, e a necessária diferença de abordagens ensino/aprendizagem. 5. Manutenção da saúde física, mental e emocional para a realização didática instrumental. 6. Aplicação prática dos conteúdos teóricos. 7. Professor como comunicador: a Interação professor e aluno. 8. A motivação para aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. 9. Fruição cultural. A presente ação será realizada em regime presencial, de acordo com a seguinte calendarização: 22 de novembro: esta iniciativa terá como primeiro evento, a maratona musical - Gil Eanes dedicada a compositores do período Romântico. Neste primeiro evento, diversos estudantes de música, de escolas de todo o país e Espanha, desde a iniciação até ao ensino superior, e também profissionais da área, irão valorizar a nossa cultura, interpretando obras dos mais notáveis compositores deste período histórico. Será um dia bastante dinâmico, em que o público local e os turistas, para além dos momentos de fruição cultural subjacentes, poderão ainda conhecer diversos locais ligados à história e cultura do nosso concelho através dos espaços onde irão acontecer os vários concertos: 11h-12h I 15h-16H. Como momento áureo deste dia, teremos o primeiro dos 3 concertos do Festival, com o Quinteto de cordas e piano - Paisagens de Viena, no Auditório do CCLagos. 19h-21H Nos fins de semana subsequentes, serão projetados dois concertos com os insignes músicos Rem Urasin (piano I Rússia/Portugal) e Roman Mints (violino I Inglaterra/Rússia), no dia 29 de novembro no Salão do Hotel Vila Galé - 19h-21h 30 de novembro | 10h-13h; 15h-17h: Masterclasse com Rem Urasin (piano) e Roman Mints (violino) Salão do Hotel Vila Galé No dia 6 de dezembro, com o projeto Desbunde (América do sul e Itália), que conta com músicos de craveira internacional, nomeadamente Jaques Morelenbaum (Violoncelo I vencedor de grammy e membro da banda de António Carlos Jobim durante 10 anos), Nelson Faria (Guitarra I trabalhou durante vários anos com João Bosco e Ivan Lins, entre outros), Pablo Lapidusas (Piano I Em 2021 recebeu o Prémio Profissionais da Música pela série televisiva Herdeiros de Saramago RTP (categoria banda sonora). Em 2022, é indicado ao 23.º Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental) e Celeste Caramanna (Voz I abriu concertos de Milton Nascimento e realizou vários concertos com Roberto Menescal). 19h-21h 7 de dezembro | 9h-12h e 14h-17h: 4.ª edição do Concurso Infante D. Henrique Cidade de lagos 2024 | Escalões D e E, 8 de dezembro | 9h-12h e 14h-17h: 4.ª edição do Concurso Infante D. Henrique Cidade de lagos 2024 | Escalões A, B e C . 8 de dezembro| 18h00-19h00 - Estreia de obras originais de compositores algarvios no Auditório do CCLagos 8 de dezembro | 19h00-20h00 - Concerto dos laureados no Concurso Infante D. Henrique Cidade de Lagos e Avaliação da formação, Auditório do CCLagos
Metodologias
A Ação de Formação terá a duração de 25 horas presenciais, onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos. 1. Momentos de performance e fruição cultural (Maratona musical, concertos, concurso e estreias das obras), com a coordenação pedagógica da formadora Ana Nunes e com a colaboração dos facilitadores João Cunha, Romeu Madeira, Pedro Sá, Gabriela Magalhães, João Rosa, Rem Urasin, Roman Mints e Pablo Lapidusas. 2. 4 Masterclasses, tendo como formadora Ana Nunes e os colaboradores Rem Urasin e Roman Mints para desenvolvimento metodológico dos seguintes aspetos: Abordagem técnica e artística do intérprete; Postura e qualidade sonora; Como usar o aparato físico; Práticas em sala de aula para resolução de dificuldades; Desenvolvimento de práticas a usar em estudo individual em casa; Abordagem de repertórios distintos (géneros, período histórico, compositores); Performance e desenvolvimento da musicalidade. 3. 1 hora para avaliação da formação. Autoavaliação do trabalho realizado e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos.
Avaliação
Os participantes procedem à apresentação de um relatório crítico sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. Avaliação final do formando: Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para o relatório final do formando. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. - A classificação final e as horas de formação para a progressão na carreira docente constarão no certificado final a emitir pelo Centro de Formação.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Deahl, L. & Wristen, B. (2017). Adaptive Strategies for Small-Handed Pianists. Oxford University Press.Polischuk, Derek Kealii (2019). Transformational Piano Teaching : Mentoring Students from All Walks of Life. Oxford University Press.Friend, Rodney (2019). The Violin in 5ths - developing intonation and sound. Beares Publishing.Menhuin, Yehudi (1991). A Lição do Mestre. Gradiva.Sprinthall, N., & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional: Uma Abordagem Desenvolvimentista. McGraw-Hill.
Observações
FORMADORA ANA RITA MARQUES NUNES Ana Rita Marques Nunes iniciou os estudos musicais de piano aos seis anos de idade na Academia de Música de Lagos, tendo aí concluído o conservatório. Frequentou a licenciatura em Música – Piano, na Universidade de Évora e, mais tarde, ingressou no Mestrado em Música – Composição. Em 2010, foi estreada uma peça de sua autoria – Uno, nas “Peças Frescas” no Teatro de S. Luís em Lisboa, direção de Christopher Bochmann e interpretação pelo Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora. Em 2013, ingressou novamente na Universidade de Évora, na Pós-Graduação em Ensino de Música – Piano e, em 2018, concluiu o Mestrado em Ensino de Música – Piano, na Universidade Católica Portuguesa do Porto. Em 2016, foi estreado no Teatro Municipal de Portimão – TEMPO, um conto musical escrito e musicado por si, EmbaLuar, interpretado pelos alunos da EBS da Bemposta; uma obra artística e pedagógica para orquestra de câmara, coro, solistas e interpretação(teatro). Para além de apresentações públicas como pianista solo, desenvolveu também alguns projetos aliando a música a outras artes – teatro, dança, pintura e escultura. Coadjuvou formações no âmbito do Projeto MAIA e colaborou na ação de formação "Mecanismos de aprendizagem no contexto do Ensino Artístico Especializado de Música" (primeira edição).
Formador
Ana Rita Marques Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-11-2025 (Sábado) | 10:00 - 10:30 | 0:30 | Presencial |
2 | 22-11-2025 (Sábado) | 11:30 - 12:00 | 0:30 | Presencial |
3 | 22-11-2025 (Sábado) | 14:30 - 15:00 | 0:30 | Presencial |
4 | 22-11-2025 (Sábado) | 16:00 - 16:30 | 0:30 | Presencial |
5 | 22-11-2025 (Sábado) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 29-11-2025 (Sábado) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 30-11-2025 (Domingo) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
8 | 06-12-2025 (Sábado) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Presencial |
9 | 07-12-2025 (Domingo) | 10:00 - 12:00 | 2:00 | Presencial |
10 | 07-12-2025 (Domingo) | 13:00 - 15:00 | 2:00 | Presencial |
11 | 07-12-2025 (Domingo) | 15:30 - 17:30 | 2:00 | Presencial |
12 | 08-12-2025 (Segunda-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
13 | 08-12-2025 (Segunda-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
14 | 08-12-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Presencial |
15 | 08-12-2025 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Presencial |