
Estratégias para trabalhar com alunos de PLNM turma 1
Apresentação
Esta ação de formação de curta duração foi proposta pelo Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo e nasceu da necessidade de promover estratégias para trabalhar com alunos de PLNM, especialmente junto de professores de grupos disciplinares que não lecionam a Língua Portuguesa. Na falta de docentes de grupos que lecionam o Português, o ensino do PLNM pode ser atribuído a docentes de outros grupos disciplinares, o que requer um enquadramento legal, conceptual e metodológico de apoio. O ensino do português como língua não materna e a simplificação do acesso aos conteúdos de todas as disciplinas do currículo são princípios basilares no que concerne efetiva integração dos alunos cuja língua materna não é o português. A escola do século XXI precisa de estar preparada para os desafios de uma sociedade multicultural e multilingue, precisa de transformar o insucesso em sucesso e precisa de estimular a enorme riqueza que a diversidade pode trazer à nossa sociedade.
Destinatários
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial a lecionar PLNM; Professores Bibliotecários; Órgãos de Gestão das escolas.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de: i) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; ii) Sinalizar possíveis alunos falantes de PLNM; iii) Identificar e interpretar o suporte legislativo; iv) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística; v) Selecionar estratégias de ensino adequadas a alunos falantes de PLNM.
Conteúdos
i. Conceitos fundamentais: português língua materna, português língua segunda, português língua estrangeira, português língua de herança, português língua oficial, português língua nacional, português língua de escolarização, português língua não materna; ii. Funcionamento do PLNM/ Suporte legislativo; iii. Os níveis de proficiência linguística; iv. Estratégias para trabalhar com alunos posicionados nos níveis de proficiência linguística A1, A2 e B1.
Metodologias
Componente teórico-prática com base na seguinte estratégia: Dia 4 de outubro: Com o propósito de eliminar quaisquer dúvidas quanto aos alunos que poderão vir a integrar o ensino do PLNM, os formandos, em grupo, definem conceitos e, entre grupos, constroem uma definição conjunta. Em seguida, é aberto um debate, no qual os formandos expressam as suas dificuldades no trabalho com os alunos de PLNM. O formador procura apresentar sugestões de possíveis soluções para as dificuldades apresentadas. Para finalizar o debate, o formador apresenta um resumo do funcionamento ideal do PLNM, à luz da legislação mais atual. Dia 22 de novembro: O formador começa por apresentar, detalhadamente, os diferentes níveis de proficiência linguística aos formandos e o princípio da progressão na aprendizagem introduzido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Em seguida, fornece uma descrição dos níveis de proficiência linguística em formato de papel e solicita aos formandos que formem grupos por área de docência. Cada um dos grupos formados vai procurar posicionar alunos falantes de PLNM que pertençam às suas turmas num dos níveis de proficiência linguística apresentados, tendo em conta o desempenho linguístico que esses alunos revelam nas suas aulas. Para finalizar, o formador apresenta um conjunto de estratégias úteis para trabalhar com alunos posicionados nos níveis de proficiência linguística A1, A2 e B1, assim como as orientações para o novo nível zero.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADOR TIAGO MACHETE Licenciado no curso de Professores do Ensino Básico, variante Português-Francês, pela Escola Superior de Educação de Portalegre; Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, pela Universidade Nova de Lisboa. Desempenha funções de docente na escola pública desde 2001. Atualmente, é docente do Quadro do Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, na Moita. É formador de professores no âmbito da formação contínua de professores desde 2009, em vários Centros de Formação de Escolas da área metropolitana de Lisboa. Foi autor de provas nacionais de Português e Português Língua Não Materna, no Instituto de Avaliação Educativa. É coautor de diversas publicações relacionadas com a área do Português Língua Não Materna, disponíveis no sítio da Direção-Geral da Educação. É autor de cursos, na modalidade de ensino eletrónico, para ensino do português a estrangeiros, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi formador de professores em Angola, no âmbito do programa RETEP 21.
Formador
Tiago Miguel Neves da Silva Machete
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-10-2025 (Sábado) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-11-2025 (Sábado) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |