
Oficina BOCA ABERTA (Módulo II) - O corpo, a voz, a relação com os objetos e com as palavras turma 1
Apresentação
Esta Ação de Curta Duração (ACD) em formato de oficina de 6 horas, resultou da Iniciativa do Teatro Nacional D.ª Maria II de Lisboa e da Fundação "La Caixa", em colaboração com o Banco BPI e em parceria com o PNA - Plano Nacional das Artes, a Câmara Municipal de Lagos e o Centro de Formação Dr. Rui Grácio. A ACD atribui um certificado de 6 horas na Dimensão Científica e Pedagógica dos destinatários que a frequentem com 100% de assiduidade. No sentido de desenvolver ferramentas de expressão dramática, estratégias de comunicação e a criatividade no trabalho com crianças, no contexto da educação pré-escolar e 1º ciclo, explora-se as potencialidades do livro como objeto contador, recorre-se à voz e ao corpo como veículos para contar histórias. Dirigida a educadores de infância, auxiliares de ação educativa e professores do 1.º ciclo, esta oficina propõe a partilha de metodologias e a experimentação de ferramentas da construção teatral que potenciem a criatividade e a expressividade de cada participante, reforçando as suas competências na área da expressão dramática. 📍Centro Cultural de Lagos 📆30 set e 1 out, 18h-21h
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Assistentes operacionais / auxiliares da Educação pré-escolar e do 1.º ciclo
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Explorar as potencialidades das ferramentas teatrais; Ampliar e enriquecer o trabalho desenvolvido pelos formandos no seu contexto profissional.
Conteúdos
As pessoas participantes serão convidadas a experimentar ferramentas da prática teatral: a contracena, a improvisação e a relação com objetos. Através de exercícios práticos, terão oportunidade de criar, individual ou coletivamente, pequenas situações teatrais, usando estes recursos criativos. Pretende-se que esta experiência possa enriquecer o trabalho desenvolvido diariamente em contexto profissional. - O corpo, a voz, a relação com os objetos e com as palavras enquanto materiais a explorar na criação de uma leitura encenada; - Práticas de manipulação do livro, de movimento do corpo, de modulação da voz e de “degustação” das palavras.
Metodologias
Componente teórica com base na seguinte estratégia: - partilha de experiências, possibilidades e ações relacionadas ao uso das ferramentas de expressão artística no trabalho em espaço educativo; Componente prática com base na seguinte metodologia: - experimentação de práticas e ferramentas artísticas em articulação com os objetivos da formação.
Modelo
A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).
Observações
FORMADORA: PATRÍCIA SILVA SANTOS Patrícia Silva Santos é doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL e responsável pela área de monitorização e avaliação das atividades no TNDM II. Desde 2004 que coordena, desenvolve e avalia projetos na área da educação em organizações não governamentais (Contato CRJ – Brasil, CIDAC, Atelier 3). A partir de 2011 passou a integrar projetos de investigação na área da sociologia no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL), tal como equipas de avaliação em contextos educativos formais (A3ES) e não formais (Associação A3S).
Formador
Patrícia Silva Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-09-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |