329

LED: exploração de recursos com o micro:bit e sensores turma 1

Apresentação

Esta ação de formação de curta duração tem a duração total de 6 horas. A certificação de 6 horas é emitida na dimensão científica e pedagógica dos grupos de docência indicados, o que implica a assiduidade total do formando para poder obter o certificado. O programa da ação tenta responder às seguintes necessidades: - Atualização Curricular; - Integração de Novas Tecnologias Educativas; - Adaptação de metodologias de ensino; - Adaptação de estratégias de avaliação e de feedback.

Destinatários

Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, com prioridade para os grupos: 230, 240, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Capacitar os professores para a utilização eficaz dos recursos disponibilizados pelos Laboratórios de Educação Digital (LED) no contexto educativo. - Promover a integração de tecnologias digitais em práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadoras. - Fomentar a partilha de boas práticas no uso de ferramentas digitais para potenciar a aprendizagem dos alunos. - Desenvolver as competências do pensamento computacional e de algoritmia para resolver problemas complexos utilizando a tecnologia como base. - Promover a articulação entre áreas disciplinares, através de cenários de aprendizagem (DAC).

Conteúdos

Contextualização dos LED. Algoritmia e pensamento computacional. Apresentação do micro:bit. Resolução de problemas com programação por blocos. Princípios e paradigmas da programação. Atividades práticas.

Metodologias

Componente teórica com base na seguinte estratégia: Introdução ao micro:bit: - O que é o micro:bit: Apresentar uma breve introdução sobre o que é o micro:bit, incluindo a sua história e objetivos. - Componentes do micro:bit: Explicar os diferentes componentes físicos do micro:bit, como os botões, LEDs, sensores, etc. Introdução à Programação com Blocos: - O que é a programação com blocos: Explicar o conceito de programação com blocos e porque é uma boa forma de introduzir a programação. - Ferramentas de programação com blocos: Apresentar as ferramentas disponíveis para programar a micro:bit com blocos, como o MakeCode. Exemplos práticos: Mostrar exemplos simples de programas criados com blocos e como estes podem ser transferidos para o micro:bit. - Exploração dos princípios e paradigmas da programação. - Exploração dos sensores e atuadores integrados no micro:bit. - Componente prática com base na seguinte metodologia: - Exercícios guiados: Propor exercícios guiados que os participantes possam realizar durante as sessões para aplicar os conceitos aprendidos. - Projetos simples: Sugerir projetos simples que os participantes possam tentar implementar por conta própria após a formação. - Desafios: Introduzir desafios que incentivem a resolução de problemas e a criatividade. - Apresentar cenários de aprendizagem e aplicação em DAC.

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório). Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Observações

FORMADORES JOÃO PAULO BARBOSA Breve CV do(a) formador(a): Bacharelato em Informática de Gestão. Professor do grupo 550. Formador de Professores. - iniciou a atividade letiva em 1988, na Escola Secundária Júlio Dantas; - atualmente leciona na mesma escola, no quadro do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, grupo de recrutamento 550; - formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua desde 27 de fevereiro de 2013; - desenvolveu ao longo da carreira variadas ações de formação através do Centro de Formação Dr. Rui Grácio; - mais recentemente, frequentou a formação de formadores promovida pela DGE no âmbito da Transição Digital, e - desenvolveu várias formações no âmbito da Transição Digital; - coordenador do grupo de recrutamento 550; - avaliador interno e externo. PEDRO MIGUEL ROCHA Breve CV do(a) formador(a): Habilitações Académicas Bacharelato em Informática de Gestão (1996) Licenciatura em Informática de Gestão (2002) Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas com a tese “O clima de escola e os auxiliares de acção educativa. - Um estudo realizado nas Escolas Secundárias do Barlavento algarvio” (2005) Experiência como Formador: Formador no processo RVCC na certificação de nível básico/secundário; Formador de ACD’s ligado à gestão de processos de avaliação no Centro de Formação Rui Grácio; Formador no Centro de Emprego de Lagos; Formador na Associação de Comerciantes da Região do Algarve Formador no Centro de Formação Rui Grácio (no âmbito da Transição Digital) Experiência em Funções de Orientação e Supervisão Pedagógica no Âmbito da Formação Inicial: Orientador de estágios de professores de informática (profissionalização em serviço – 2º Ano); Avaliador externo/interno do grupo de recrutamento de Informática Sub-coordenador do grupo de informática

Formador

João Paulo da Conceição Barbosa

Pedro Miguel da Silva Rocha

Vítor Manuel Noruegas Dias da Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 22-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 21-10-2025
Fim: 22-10-2025
Acreditação: ACD3/25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos

INSCREVER-ME