
Autoridade, Mediação e Gestão de Conflitos na Escola turma 1
Apresentação
O entendimento, cada vez mais consensual, de que as escolas são organizações e que o seu desenvolvimento está fortemente relacionado com os processos de gestão e de liderança internos e com o nível de participação dos vários protagonistas na sua dinâmica, reflecte-se no modo como se pensa os problemas de segurança e de clima de escola. Se, por um lado o ambiente social de certa escola está intimamente relacionado com as características da própria comunidade que a escola serve e do meio que a envolve, por outro lado a escola deve ser um factor importante de intervenção na comunidade envolvente, no sentido de propiciar o seu desenvolvimento. A desmotivação, a agressividade e a indisciplina não surgem sem razão. A escola terá de repensar o seu papel e mobilizar-se para desenvolver nos alunos competências, não só na esfera do saber e saber fazer, mas também na esfera do saber ser, i.e. desenvolver atitudes e competências sociais e de relacionamento inter-pessoal com base na assertividade. Pretende-se, ainda, contribuir para aprofundar os conhecimentos científico-pedagógicos sobre a temática, nomeadamente ao nível da gestão e mediação de conflitos, bem como da promoção de estratégias de prevenção primária, secundária e terciária na instituição em geral, bem como em contexto de sala de aula. Pretende-se, assim, contribuir para uma melhoria na segurança e no bem-estar de toda a comunidade educativa.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
Com esta formação pretende-se contribuir para que os professores: - Reconheçam a importância do seu papel e o da escola na construção de um clima de segurança e de bem-estar. - Conheçam modelos de autoridade e de liderança, de mediação e de prevenção de conflitos. - Desenvolvam hábitos de análise e de reflexão fundamentada sobre as suas práticas. - Desenvolvam hábitos de reflexão partilhada e de cooperação. - Conheçam e partilhem entre si iniciativas que promovam um clima de segurança e de aprendizagem na escola. - Construam, implementem e avaliem projectos de intervenção pedagógica.
Conteúdos
Dimensão teórico-prática 1- Autoridade, Liderança e Clima de Segurança (3 horas) .Apresentação/diagnóstico e Propostas de projecto 1.1. A Escola como espaço de conflitos 1.2.Conceitos de poder e de autoridade e liderança na escola 1.3.A autoridade e liderança do professor na aula 2 - Resolução e de mediação de conflitos (8 horas) 2.1. Estilos e gestão de conflitos 2.2. Estratégias de gestão para melhorar o clima de escola 2.2. Estratégias de mediação e de gestão de conflitos 3- Clima de escola e sua relação com o aproveitamento dos alunos (6 horas) 3.1. Manifestações de indisciplina e de violência na escola 3.2. As causas da indisciplina e da violência na escola 3.3. A prevenção da indisciplina e da violência 3.4. O clima das escolas eficazes 4 - Dinamização de trabalho ao nível de dinâmica de grupos, da simulação pedagógica e do psicodrama (4 horas) 5- Apresentação, discussão e avaliação dos projectos pedagógicos. (4 horas) II Dimensão de trabalho autónomo Trabalho de projecto concepção e implementação de actividades e de estratégias (25 horas)
Metodologias
Presencial: Uma componente teórico-prática presencial conjunta, num total de 21 horas em que serão trabalhados os conteúdos e orientados as actividades e os projectos a desenvolver na escola. Uma componente de apresentação, discussão e avaliação dos projectos e do seu impacto, realizada em sessão presencial conjunta final (4 horas). Trabalho Autónomo: Uma dimensão de trabalho autónomo dos formandos, individualmente ou em grupo, (25 horas) para a concepção e implementação das estratégias e das actividades do projecto pedagógico.
Avaliação
Avaliação quantitativa numa escala de 1 a 10. Processo de Formação ( participação nas sessões, realização de actividades/ tarefas) - 25% Produto da formação (materiais produzidos, sua aplicação em situação de educação, na sala de mediação de conflitos e projecto apresentado) - 60% Reflexão crítica individual 15%
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de uma ficha online. O formador elaborará um relatório de avaliação do impacto da formação.
Bibliografia
Carita, A., & Fernandes, G. (2012). Indisciplina na sala de aula (4a ed.). Lisboa: PresençaEstrela, M. T. (2002). Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula (4a ed.). Porto: Porto Editora.Lopes, J., Rutherford, R., Cruz, M., Mathur, S. & Quinn, M. (2006). Competências sociais aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios Edições.Monteiro, A. P., & Cunha, P. (2014). A paz é possível nas escolas? Alguns procedimentos úteis para a gestão construtiva de conflitos. Psicologia, Educação e Cultura, 18 (2), 8-20.Silva, M. L. F (2001). Indisciplina na aula. Um problema dos nossos dias. Porto: ASA.
Observações
FORMADORA CARLA FERNANDES
Formador
Carla Cristina Pita Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |