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O Ciclismo vai à Escola turma 1

Apresentação

A ação de curta duração "“O Ciclismo vai à Escola” resultou da iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo e da DGE - Desporto Escolar, em parceria com o CFAE Rui Grácio e com o apoio da Câmara Municipal de Lagos. A ação atribui um certificado de 3 horas na Dimensão Científica e Pedagógica dos Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo (gr. 260); Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário (gr. 620); Professores de AEC - AFD. Esta ação pretende dotar os docentes de instrumentos que lhes permitam apoiar o promotor na implementação do projeto “Academia do Ciclista”, com vista a agilizar a execução operacional de atividades. “O Ciclismo vai à Escola” da Federação Portuguesa de Ciclismo, enquadrado no Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT) e na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030, que surge com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Instituto Nacional de Reabilitação (INR). O projeto “O Ciclismo vai à Escola” resulta de um trabalho colaborativo entre a Direção-Geral de Educação (DGE), em particular da Coordenação Nacional do Desporto Escolar (CNDE) e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). Andar de bicicleta, por se tratar de uma atividade que pode ser praticada de forma autónoma e que simultaneamente tem um enorme valor instrumental, ecológico e económico, é uma competência que pode e deve ser adquirida, como garante da promoção de um estilo de vida ativo e de uma consciência ambiental e cívica. Portanto, durante a escolaridade obrigatória, aproveitando o período crítico para a aprendizagem, devemos garantir esta competência. Assim poderemos contrariar o crescente número de alunos nos estabelecimentos escolares em Portugal que não domina o padrão motor “andar de bicicleta”, bem como um aumento da incidência de patologias como a obesidade infantil e sedentarismo, o que exige de forma premente a implementação de práticas preventivas que garantam ao indivíduo a adoção de um estilo de vida ativo, fator promotor da saúde e bem-estar. Pretende-se com este projeto estimular a mobilidade ativa com deslocações que não impliquem modos de transporte motorizados, ou seja, que se realizem com recurso apenas à própria energia. Serão uma mais valia económica, social e ambiental, conseguindo-se reduzir a ocupação de espaços, o impacto na via pública e a emissão de gases para a atmosfera. Esta conquista das competências pelos alunos – saber andar de bicicleta, saber andar de bicicleta em contextos controlados e saber andar de bicicleta em contextos urbanos e em estrada deve ser progressiva, controlada e segura.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo (260); Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário (620); Professores de AEC - AFD

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Objetivos Estratégicos: ▪ Tornar mais acessível e abrangente a prática do ciclismo, com qualidade e segurança. ▪ Formar para a prática desportiva, recreativa e quotidiana com a utilização da bicicleta. Objetivos Operacionais: ▪ Potenciar e promover a utilização da bicicleta; ▪ Aumentar o nível de bem-estar da comunidade escolar. ▪ Promover estilos de vida saudável e a ética na prática desportiva. ▪ Potenciar o uso responsável da bicicleta no quotidiano, promovendo a segurança e a cidadania rodoviária. ▪ Promover a maior participação possível das crianças e dos jovens em idade escolar. ▪ Integrar alunos abrangidos pelo Decreto-Lei nº. 54/2018 de 6 de julho, sobre educação inclusiva. ▪ Identificar, compilar e disseminar boas práticas. ▪ Promover os valores e atividades do Desporto Escolar e das iniciativas da FPC.

Conteúdos

▪ O “Programa Nacional de Ciclismo para Todos”; ▪ O projeto “O Ciclismo vai à Escola” – modelo de implementação; ▪ A “Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável – ENMAC 2020-2030” (dimensões estratégicas deste projeto); ▪ “Saber andar de bicicleta” - propostas pedagógicas para ensinar o padrão motor, as técnicas e habilidades; ▪ Os recursos materiais, a manutenção e reparações; ▪ Propostas de exercícios, categorizados por nível de aprendizagem e pelo “peso” de cada uma das técnicas; ▪ Educação Rodoviária: abordagem centrada nos utilizadores da bicicleta; ▪ Educação para a Cidadania: sugestões de trabalho para a inclusão do projeto; ▪ O Ciclismo Adaptado: enquadramento conceptual do desporto adaptado, a vertente paraciclismo do subsistema federado e as possibilidades de introdução do ciclismo adaptado no subsistema educativo. ▪ Aplicação teórico-prática de conhecimentos adquiridos sobre o projeto. PROGRAMA Parte Teórica (2 horas) ▪ Apresentação breve do Programa Nacional de Ciclismo para Todos; ▪ Resenha histórica do projeto “O Ciclismo vai à Escola”; ▪ Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável – ENMAC 2020-2030 (dimensões estratégicas deste projeto); ▪ As competências para andar de bicicleta incluindo as técnicas e habilidades; ▪ Modelo de implementação do projeto (inquéritos, gincanas, fichas de registo, etc.); ▪ Apresentação das gincanas de despiste/avaliação – Nível 1 e 2; ▪ Propostas pedagógicas para ensinar o padrão motor “saber andar de bicicleta”; ▪ A implementação do projeto: estratégias para operacionalizar uma sessão/aula; ▪ Os recursos materiais, manutenção e reparações; ▪ Propostas de exercícios, categorizados por nível de aprendizagem e pelo “peso” de cada uma das técnicas; ▪ Educação Rodoviária: abordagem para utilizadores da bicicleta; ▪ Educação para a Cidadania: sugestões de trabalho para a inclusão do projeto; ▪ O Ciclismo Adaptado: enquadramento conceptual do desporto adaptado, a vertente do paraciclismo no subsistema federado e as possibilidades de introdução do ciclismo adaptado no subsistema educativo. Parte Teórico-Prática (2 horas) ▪ Os recursos materiais utilizados: breve apresentação; ▪ Propostas pedagógicas para ensinar o padrão motor “saber andar de bicicleta”; ▪ Os grandes grupos de técnicas- equilíbrio, condução e propulsão; ▪ Apresentação das gincanas de despiste/avaliação – Nível 1 e 2; ▪ Realização das gincanas de despiste/avaliação – Saber andar de bicicleta; ▪ Realização de exercícios para diferentes níveis de aprendizagem; ▪ Análise da realização das gincanas de despiste/avaliação; ▪ Avaliação recíproca dos formandos utilizando os recursos pedagógicos disponibilizados.

Metodologias

Sessão teórica com recurso a exposição suportada por audiovisuais e sessão teórico-prática com demonstração de técnicas, procedimentos e modalidades.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Observações

FORMADORA: IRINA GUERREIRO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO

Formador

Irina Isabela da Silva Guerreiro

Início: 17-04-2024
Fim: 17-04-2024
Acreditação: ACD19/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Básica Tecnopólis - Lagos