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VAMOS FALAR SOBRE Empoderamento de jovens turma 1

Apresentação

Esta Ação de formação de Curta Duração resulta da iniciativa da associação AORCA, em parceria com o CFAE Rui Grácio. Os formandos serão certificados na Dimensão Científica e Pedagógica de todos os grupos de docência. A ação tem como destinatários os Professores do Ensino Secundário e podem também inscrever-se os Técnicos Especializados das escolas (Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Terapeutas, etc). A lotação máxima na formação são 20 lugares. Em caso de haver muitas inscrições, a prioridade de participação será dada aos professores que acompanham a sua turma escolar no espetáculo no dia 15/05, às 15h30, ou 16/05, às 10h30, no Centro Cultural de Lagos. Esta formação traz ferramentas e metodologias para diálogos com consentimento e empoderamento de jovens e será realizada no contexto do projeto artístico «VAMOS FALAR SOBRE», uma produção de AORCA com o Centro Cultural de Lagos e o Cineteatro Louletano, sobre saúde mental na adolescência. Esta formação, juntamente com as Oficinas de Espectador, realizadas nas escolas do Ensino Secundário, entre abril e maio de 2024, faz parte de um programa de ações de mediação cultural ligadas ao espetáculo, resultante de uma investigação com jovens. A formação vai ser facilitada por Alicja Gladysz, Socióloga e Animadora Sócio-cultural, e por Xana Piteira, Psicóloga Educacional, facilitadora de práticas e ferramentas colaborativas, com atividade contínua em projetos europeus na área da Resiliência Comunitária e Sociocracia 3.0 como tecnologia social.

Destinatários

Professores do Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Fomentar o empoderamento de jovens; - Facilitar conversas com consentimento; - Exercitar o pensamento integral; - Identificar metodologias e saber aplicá-las com o seu grupo; - Facilitar o envolvimento dos alunos que vão ver o espetáculo «VAMOS FALAR SOBRE»; - Entender a importância de criar um espaço seguro, não acusatório, sobre temas que expõem vulnerabilidades e diferenças; - Valorizar a diversidade cultural e étnica; - Praticar a inclusão e a pertença.

Conteúdos

Esta formação traz ferramentas e metodologias para diálogos com consentimento e empoderamento de jovens, implementando estratégias para criar espaço seguro e respeito que facilitem uma genuína participação e debate. As práticas também envolvem o corpo, "embodiment" e o espaço, facilitando um pensar integral (emocional, físico e cognitivo). Os temas escolhidos vão estar alinhados com a peça «Vamos Falar Sobre», questões de maior importância escolhidas por jovens dos 14 aos 20 anos, que são poder e privilégio (antropocentrismo e justiça social). Este tema está associado com bullying, identidade de género e inseguranças sobre o futuro (crise climática e guerras).

Metodologias

Metodologias ativas e participativas. Discussão. Debate. reflexão.

Avaliação

Os participantes procedem a uma breve reflexão escrita online sobre a formação desenvolvida e a sua importância no seu desenvolvimento pessoal e profissional (obrigatória).

Modelo

A ação será avaliada mediante questionário online a preencher pelos formandos (obrigatório).

Bibliografia

Starhawk (2011). Empowerment Manual: A Guide for Collaborative Groups. New Society Publishers. Wahl, D. (2020). Design de Culturas Regenerativas. Bambual Editora Portugal, Lda

Observações

FORMADORAS: ALICJA AURELIA GLADYSZ Licenciatura em Sociologia de Cultura; Mestrado em Gestão Sustentável de Desenvolvimento Rural ; Formação especializada em Animação Sociocultural. Nasceu em 1986, na Polónia. Socióloga da Cultura, animadora sóciocultural das comunidades locais e Mestre em Planificação e Gestão Sustentável de Projetos do Desenvolvimento Rural. Apaixonada pela diversidade cultural, viveu em sete países e estudou na Universidade de Liubliana, Universidade de Lisboa, Politécnica de Madrid e University College of Cork, realizando várias pesquisas e projetos nas áreas de educação não-formal dos jovens, educação intercultural e agroecologia. Desde 2002, trabalhou como coordenadora, vice-presidente e secretária da associação Semper Avanti, e depois de mudar para a Eslovénia em 2007, trabalhou no Conselho Juvenil da Liubliana, onde estava a criar, a coordenar e a implementar projetos sociais, educativos e culturais, como concertos, workshops e atividades para crianças durante as férias, festas dos bairros e desfiles, intercâmbios internacionais de jovens, formações, etc. Em 2009 envolveu se ativamente no movimento pela soberania alimentar e, desde então, dedica se à transição para uma economia de baixo carbono e permacultura, colaborando em vários projetos coletivos, cooperativas e movimentos locais. Vive em Portugal, desde 2016, desenvolvendo projetos agroecológicos e culturais com a Biovilla, Projeto 270, Equivicentinos, Quinta Vale de Lama e AORCA. Em 2022 completou a formação em A PRODUÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS NO TEATRO, no âmbito do Plano de Valorização e Capacitação das equipas dos teatros e cineteatros da RTCP. VERA ALEXANDRA PITEIRA Licenciatura em PSICOLOGIA EDUCACIONAL. Formadora de Formadores para a Educação do Design de Ecoaldeias e Design de Permacultura. Nasceu em 1981, em Lisboa. Psicóloga educacional, facilitadora de práticas e ferramentas colaborativas, com atividade contínua em projetos europeus na área da Resiliência Comunitária e Sociocracia 3.0 como tecnologia social. Xana tem vindo a facilitar processos de grupo colaborativos com co-criadores de culturas regenerativas há mais de uma década, focando-se especialmente em como participar com arte em iniciativas sociais autênticas. Trabalhando a partir de um local de profunda interligação com a terra, apoia grupos e comunidades a reconhecer e cuidar de práticas vitais de possibilidades emergentes na auto-organização e resiliência coletiva. Através da integração de modelos e ferramentas de colaboração, em particular a Sociocracia3.0 e o WeLand - Dar Sentido ao Lugar, com a consciência crítica de como interromper estruturas sociais e formas de relacionamento prejudiciais - Xana envolve-se na facilitação como um processo de investigação profunda de mudança social não violenta e regenerativa. Xana é qualificada com uma licenciatura em Psicologia Educacional (2004), Formadora de Formadores tanto para a Educação do Design de Ecoaldeias (2007) como para o Design de Permacultura (2012), e uma praticante de nível avançado da Sociocracia 3.0 (2015). Possui também anos de experiência numa intensa jornada de aprendizagem autodirigida que incluiu voluntariado e trabalho em diferentes comunidades, projetos sociais e iniciativas sociais transculturais em locais como Macau, Timor Leste, Tailândia, Eslovénia e Portugal. Está atualmente envolvida em diferentes coletivos locais, consciente de que chegou o momento de enraizar e trabalhar em conjunto para a resiliência local a partir de uma abordagem baseada no lugar.

Formador

Alicja Aurelia Gladysz

Início: 18-04-2024
Fim: 18-04-2024
Acreditação: ACD17/23-24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Júlio Dantas - Lagos